Curando feridas: LUTO

 

Só quem já perdeu um ente querido ou uma pessoa amada sabe como essa dor é dolorida… Fica um vazio, um “buraco”, algo que falta, que dói. Uma ausência sentida para sempre… Uma dor que a gente acostuma a sentir e que, com o tempo, se adapta… Mas está ali, doendo!

 

O luto é consequência dessa dor. É um processo natural da vida, pois todos nós vamos perder pessoas que amamos e também morreremos um dia…  😦

 

Alguns especialistas dizem que o ciclo do luto se fecha em mais ou menos um ano. Pode ser considerado aquele período mais crítico, em que precisamos aceitar a perda, a ausência, a nova vida que seguirá sem aquele(a) que tanto amamos…

 

Eu perdi meus pais muito cedo: aos 24 perdi meu pai e aos 29 perdi minha mãe. Foram as perdas mais dolorosas que senti na vida! Como a ausência deles, tão precoce, deixou lacunas, vazios… Sinto tanta saudade daquilo que poderia ter sido mas não foi. Como gostaria de ter tido a oportunidade de expressar mais o meu amor, de compartilhar os meus sonhos e projetos, de ter ouvido mais sobre a minha infância e também sobre a infância deles…

 

Sim, uma nova vida começa! Precisamos reaprender a viver sem ele(a). A “ficha” demora mesmo a cair. Se você for como eu, várias vezes pegará o telefone para ligar para a pessoa que se foi… E daí vai se lembrar que não poderá mais conversar com ela… Nossas lembranças são tão intensas que nos enganam… E isso é muito difícil de aceitar!

 

Após esses anos me acostumei a sentir esse vazio… Meus pais não estão mais ao meu lado, não é possível ligar para eles para tentar amenizar a saudade…

 

Eu sei bem como é esse sentimento! O que posso dizer é que a dor vai diminuindo à medida que vamos nos acostumando à ausência da pessoa amada…

Se hoje você tem vivido essa dor, console-se em saber que há tempo para tudo nessa vida (Eclesiastes 3).

 

Quando minha mãe faleceu senti que meu chão ruiu… Sempre fui mais apegada ao meu pai, que faleceu primeiro. Mas quando a minha mãe faleceu, nossa! Senti que o meu mundo ruiu, desabou! Foi uma sensação de dor inexplicável… O meu mundo ficou vazio e me senti sozinha e perdida, como nunca havia me sentido. Já não tinha nenhum dos dois… As minhas referências nesse mundo!

 

Nessa dura caminhada no deserto, um dos piores que já atravessei na minha vida, eu encontrei Jesus e me prostrei aos pés dEle. Foi nEle que encontrei consolo, me senti amada e aceita, encontrei motivos para continuar minha jornada… Isso pode soar piegas, mas é sincero! Sempre ouvi as pessoas dizendo que “encontraram” Jesus e sempre achei isso sem sentido. Mas foi exatamente isso que vivi: eu encontrei um Jesus tão vivo e real como aquele narrado nas Escrituras Sagradas.

 

A minha dor era tanta que nesse momento mais difícil da minha vida eu me rendi a Jesus, admitindo minha total dependência dEle… Foi assim que me converti! 🙂

 

Os evangélicos acreditam que quando morremos dormimos até a volta de Jesus, conforme está escrito na Bíblia. Então os mortos despertarão e juntamente com os que estão vivos serão julgados perante o Senhor. Em João 5:28-29 está escrito: “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

 

Os justos serão ressuscitados na segunda vinda de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

 

O que acontecerá depois da ressurreição? A Bíblia diz em Filipenses 3:20-21 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”

 

Por quanto tempo viveram os justos ressuscitados? A Bíblia diz em Lucas 20:36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”

 

Isso muito me consolou quando meus pais faleceram…

 

Se você está vivendo essa dor, eu te desejo forçae que Jesus possa consolar você e sua família, especialmente para apoiar os que também sofrem com o mesmo problema! Sei bem como você se sente e posso garantir que o tempo ameniza a dor… Mas só Jesus Cristo poderá preencher o vazio que ficou em seu coração

 

Fique em paz!

 

Que Jesus te console e te fortaleça!

 

Um forte abraço,

 

 

Juliana Prado

sabedorianolar@gmail.com

Anúncios
Categories: Comportamento | 7 comentários

Navegação de artigos

7 thoughts on “Curando feridas: LUTO

  1. Jemima Ester

    Que mensagem abençoada, Ju! Deus continue fortalecendo sua vida. Você é uma guerreira! Te admiro demais!!! bjos

  2. Fernanda Borges Camargo Lima Felippe de Faria

    É Ju.. não é fácil mesmo e só quem (infelizmente) já passou por essa situação de perda sabe descrever com essa riqueza de detalhes.

    Perdi meu tio no ano em que sua mãe faleceu. Era um tio muito querido ( meu tio mais querido) pois ele morou conosco a minha infância toda e boa parte da minha adolescência. E com ele aprendi muitas coisas legais, inclusive ele me ensinou a fazer graça de tudo sem humilhar ninguém. 🙂

    Ele não morreu. O mataram. Estava trabalhando no seu mercado e assaltantes entraram para roubar e atiraram nele. Meu tio amava doces e era diabético. Vivia em “guerra” para conseguir resistir um docinho de leite, uma cocada, um quebra queixo… Minha tia controlava cada migalha de doces que ele comia feliz. E morreu de repente. Vez ou outra me pego pensando em ligar pra ele em ir visitá-lo. É exatamente assim como vc relatou.

    Mas Deus nos dá força e com nosso sofrimento aprendemos lições valiosas.
    Um beijo.

  3. marcia furlaneto-Cerquilho -SP

    lindo,lindo,lindo,lindo,obrigada!

  4. Daniela

    Olá! eu tbm perdi meus pais compartilho da mesma dor que vc ,perdi minha mãe em dezembro de 2011 ela estava bem foi de repente e meu pai em fevereiro de 2012 vitima de um câncer eu estava gravida de 1 mês quando ela se foi, essa experiência me causou a maior dor que já senti em minha vida. Uma dor que ultrapassa o psicológico e se transforma em dor física ainda estou refém dessa dor posso descreve-la como um BURACO em meu coração. Arrancaram algo de dentro de mim, sem anestesia. A sensação é essa! sinto muita falta dos meus melhores amigos companheiros tá muito dificil sem eles é tão estranha pensear neles e saber que não estão mais aqui mas como vc descreveu só JESUS poderá preencher o vazio que ficou…

  5. Márcia,também sofro com essa dor ha três meses perde minha mãe,o mundo si abriu aos meus pés e cai no buraco profundo que não sei como sai,eu não consigo mas trabalhar não saio mais de casa.o meu desejo e de morrer tambem,tem dia que não suporto tanta dor.Minha mãe era tudo pra mim,e como se arrancasse um pedaço de mim.

  6. Rodrigo Fernandes

    Perdi minha esposa faz 4 meses. E tem sido difícil pra mim fico chorando dia e noite. Muita saudade da minha companheira ela só tinha 25 anos. E eu tenho que continuar respirando e criando nosso filhinho de apenas 3 aninhos e ele pergunta por ela todos os dias.
    Dizem que o tempo cura mas tenho sofrido mais e mais todos os dias. Sei que preciso superar e relamente Jesus é o caminho para curar o vazio que estou sentindo agora.
    A única opção que tenho na vida é Cristo.
    Obrigado pelas palavras.

  7. Matheus

    Sábias palavras… como dito nos comentários realmente só que ja passou consegue entender o quão terrível é esse sentimento , #Perdi meus Pais com 18 anos , estou tendo que me adaptar com isso ambos morreram no mesmo acidente de carro,13 dias apos terem realizado minha festa de 18 anos.. tenho 2 irmãos pequeninos , ja faz 2 anos e confesso choro todos os dias, vivo criando suposições em minha cabeça, tentando imaginar como poderia evitar, me questionando… cara realmente ñ desejo esse sentimento á ngm.. eu ainda era um adolescente passando para fase adulta , me senti completamente nas trevas* pior tadinho dos meus irmãos… mais é Isso força para a gente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: